Olá, vou mostra um pouquinho das maravilhas de nosso mundo

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Vila Velha - ES




Apesar de ser elevada à condição de município apenas em 1890, a história de Vila Velha começou em 1535, quando a caravela Glória, capitaneada por Vasco Coutinho chegou à Prainha.
No período que abrange o final do século 19 e o começo do século 20, Vila Velha era apenas mais uma cidade simples do Espírito Santo. Um dos grandes marcos de Vila Velha foi a criação de um bonde, que se firmou como ótima alternativa urbana, da década de 10 até a década de 50.
Atualmente, Vila Velha é uma cidade que acompanhou o progresso mundial em todos os sentidos. Suas indústrias dos setores mobiliários, vestuários, alimentação e construção civil se destacam na economia de Vila Velha, assim como sua Cooperativa de Pesca.
Vila Velha tem uma extensão territorial de 211 km quadrados e é a cidade mais populosa do Espírito Santo, com 345 mil habitantes. Situada a apenas 12 m de distância da capital Vitória, Vila Velha segue em pleno crescimento econômico. Além disso, seu porto é um dos destaques neste crescimento, sendo um dos maiores orgulhos da população "canela-verde".
Atrativos culturais e históricos de Vila Velha
Terceira Ponte _ A Terceira Ponte foi a maior construção realizada no Espírito Santo. A ponte é a principal ligação entre Vitória, Vila Velha e o litoral sul do estado. Ao todo, são pouco mais de 3 km de extensão e 70 metros de altura.
Convento da Penha - Certamente é um dos locais mais visitados de Vila Velha. Construído em 1664 o lugar é parada obrigatória para todos os turistas.
Igreja Nossa Senhora da Glória - Construída entre os anos de 1900 e 1913, localizada na Barra do Jucu, a igreja é feita de alvenaria de pedra. Uma das maravilhas de Vila Velha.
Igreja de São Pedro - Também construída em alvenaria de pedra, foi levantada no estilo gótico em 1950, em Vila Velha. Uma Comunidade Eclesial de base mantém a igreja, nos dias atuais.
Igreja Nossa Senhora do Rosário - Essa igreja é a mais antiga do Espírito Santo, tendo começado a ser construída em 1535. A igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1950. Um orgulho para Vila Velha.
Ponte da Madalena - A ponte que passa sobre o rio Jucu serve como entrada para a Reserva Ecológica de Jacarenema, Vila Velha. Seu nome é em homenagem a Banda de Congo que ficou famosa ao tocar a música "Madalena".
Teatro Municipal Hélio Viana - Com capacidade para 322 pessoas, o teatro está localizado na antiga sede da prefeitura de Vila Velha. Além disso, o lugar conta com 10 camarotes e dois camarins e ainda abriga anexado a Galeria de Artes Eugênio Pacheco de Queiroz.
Galeria Artes da Vila - O lugar expõe quadro e peças em cerâmica, barro, pedra sabão e madeira, tudo de artistas de Vila Velha.
Farol de Santa Luzia - O farol, de origem inglesa, foi erguido, em Vila Velha, em 1870, com 12 metros de altura e 9 metros de base. O farol, localizado entre o Morro do Moreno e a Praia da Costa, emite sinais aos navegantes com um alcance de 32 milhas marítimas.
Casa da Memória - Foi tombada pelo Governo do Estado, com mais de 100 anos de fundação. O museu promove exposição sobre o Convento da Penha, 2ª Guerra Mundial e outros aspectos históricos relacionados à Vila Velha.
Ladeira das Sete Voltas - Esta antiga ladeira dá acesso ao Convento e foi toda construída pelos índios, escravos, primeiros moradores e devotos que trabalharam na construção da capela, lá em 1570. Desde então é conhecida como "Caminho das Sete Voltas" ou Penitência, devido ao declive acentuado e ao calçamento disforme.
As sete voltas significam as sete alegrias de Nossa Senhora: Anunciação pelo Anjo Gabriel, Visita de sua prima Isabel, Nascimento de Jesus Cristo, Recebimento do Espírito Santo por Jesus Cristo, Apresentação de Jesus no Templo, A ressurreição de Jesus, Sua ascensão aos seus como rainha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário